quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Não reflita comigo

Hoje cheguei a conclusão de que não sirvo para dar conselhos.

Imaginem-se no meu lugar:

Você está lendo qualquer coisa na internet (e achando essa coisa muito engraçada, porque está rindo adoidado na frente do monitor) quando, de repente, aparece uma janela do msn.

Possível tema da futura conversa: PROBLEMAS.

Sim, meus caros, se você é como eu, que não consegue ter nem dois minutos de "papo cabeça" no msn, pode ter certeza que a pessoa que te chamou para uma conversa virtual está com problemas. Sérios problemas...

E o que você faz?

Pergunta o que está acontecendo, claro.

O ser humano é tão curioso que deixa de lado seu lado racional que está gritando: VOCÊ NÃO PRECISA SE ENVOLVER!

Mas você se envolve.

E ai, quando menos se espera, você está dentro do problema alheio.

A pessoa em si acabou de te batizar como psicólogo da noite - 96% desses casos acontecem à noite, até porque, você deve ser o único online na lista do pobre desesperado - e ai vem a pior parte:

Ele quer conselhos.

E você não tem a mínima ideia do que dizer para a pessoa.

Mas você está envolvido no problema, você foi curioso... Merece ser castigado...

É ai que entra a minha revolta desse post ridículo:

Por que sou tão idiota em querer pegar os problemas dos outros para mim? Porra, qual é, eu já tenho os meus!

Falando nisso, vai dizer que quando você ouve as lamentações dos outros, os teus problemas parecem tão infantis?

Porque se você tem algum problema com a matéria do colégio, faculdade ou seja lá o que esteja estudando, a outra pessoa com certeza vai te falar que isso não é nada, que o problema dela sim é terrivelmente catastrófico. E por ela ter um problema maior que o seu, ela quer um conselho...

PORRA! SE O SEU PROBLEMA É MAIOR QUE O MEU, EU NÃO SEI O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA RESOLVÊ-LO!

Enfim, isso é só para desabafar... Não quero que alguém se sinta ofendido com isso, mas...

EU TAMBÉM TENHO DIREITO DE EXPOR MEUS PROBLEMAS INSIGNIFICANTES E PEDIR CONSELHOS -não.


Seja feliz - e não me procure para conselhos. Me procure para beber.

E esqueça isso.

3 comentários:

  1. As vezes é chato mesmo, mas acho q sempre é bom ajudar as pessoas.. quem sabe um dia a gente precise de alguém que nos ouça tbm...

    ResponderExcluir
  2. Hmm.. Já tentou mandar tomar no cú? Tá, parei.

    Não, não Giovan, aí já se entra em um campo mais sensível do negócio. É do sentimento de outras pessoas que estamos falando.

    Fala o que der na telha! Divague, deixe a tua mente maluca te levar. Quer um exemplo? Ah, eu adoro exemplos...

    Seu amigo: "Cara, eu acho que a Dani tá me traindo! Ela vive pra lá e pra cá com aquele fdp do Breno, e ultimamente ela tem estado meio fria comigo, não me procura mais sabe, o que eu faço?"
    Você: "Hmmm... (Por que sempre que você quer fingir que está pensando você começa com Hmmm, e dispara:) Sabe que esse conceito de traição é complicado, porque quando você fala em traição me lembra tipo Judas traindo Jesus, ou sei lá, uma apunhalada nas costas, algo foda mesmo assim. Mas tua guria ficando com outro... Não me parece bem uma apunhalada, quero dizer, existem animais monogâmicos, os pinguins por exemplo, eles são monogâmicos, mas o ser humano não, meu caro. O ser humano não é um animal monogâmico! Pára de viver nesta fantasia romântica criada no século XVI! Quer uma prova disso? Você por acaso deixa de sentir tesão por outras mulheres quando tá com a tua guria? Claro que não! Sabe o Kama Sutra? Sabe porque ele foi inventado? Sabe as fantasias que os casais gostam de usar pra apimentar a relação? Essas duas coisas, as fantasias e o Kama Sutra são altamente recomendados por terapeutas de casais, sabe por quê? Porque com o Kama Sutra e outras posições e tal, assim como com fantasias, por alguns momentos, teu parceiro sexual deixa de ser a tua namorada e vira uma fêmea da espécie! E aí que vem o tesão! Então, se o tesão não é monogâmico, porque a outra parte desse amor deveria ser? Por acaso tu tem ciúmes dos amigos dos teus amigos? Por acaso teu amigo saindo com outro amigo é uma traição? Uma apunhalada nas costas? Qual é! Pára de ser tão ingênuo e deixar que esse consumismo capitalista selvagem inculque nos recônditos do âmago do teu ser esse pífio sentimento de possessividade estendido às relações pessoais! Porque o capitalismo.. O capitalismo, o capitalismo é uma merda!"

    Bom e aí tu continua, e já pode emendar alternativas ao modelo sócio-econômico atual ou prever um futuro catastrófico com uma China imperialista tomando o lugar dos EUA. Como você pode ver... Não é difícil.

    Ah, e eu avisei sobre os comentários-dissertação.

    ResponderExcluir
  3. Ah! Existe outra possibilidade também, que é até mais interessante e talvez mais útil àquele que te pede conselhos. Encha-o(a) de perguntas.

    "Mas por que tu acha isso?"
    "E como tu se sente?"
    "Mas seria mesmo assim?"
    "Será?"
    "E quem é o culpado?"
    "Tem certeza?"
    "Até que ponto não somos todos culpados?"
    "Mas de onde veio tudo isso?"
    "E para onde vai?"
    "E quem somos nós?"

    ResponderExcluir